top of page

❌Atenção antes de comprar uma bicicleta elétrica!

✅Tudo que você precisa saber sobre a regulamentação de bicicletas elétricas no Brasil:

Regulamentação de bicicletas elétricas segundo o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito)


É importante ressaltar que existem dois tipos de e-bikes: as Bikes Pedelec, que têm um motor que só se ativa quando o ciclista pedala e as bikes elétricas com acelerador, que podem circular sem que o ciclista esteja pedalando.


Fonte da imagem: Google


Para quem está interessado em comprar uma bicicleta elétrica, é fundamental que conheça bem a regulamentação de bicicletas elétricas no Brasil. Saiba quais são as regras e os requisitos exigidos pelo CONTRAN pode evitar multas e problemas no trânsito:



Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), é necessário que a bicicleta elétrica tenha uma potência nominal máxima de até 350 Watts e assistência até a velocidade máxima de 25 km/h, além de um sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar. É também obrigatório que a bicicleta possua indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores nos dois lados e pneus em condições mínimas de segurança. O uso de capacete é obrigatório, mas o condutor não precisa ter habilitação para trafegar com a bicicleta elétrica.


As bicicletas elétricas podem circular pelas infraestruturas cicloviárias, como ciclovias e ciclofaixas, e é necessário respeitar sempre as leis de trânsito.


Para mais informações sobre a regulamentação de bicicletas elétricas, recomendamos a leitura do site do CONTRAN (1), do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) (2) e do site da Prefeitura de São Paulo (3), que contém informações sobre a regulamentação das bicicletas elétricas na cidade.


Referências:

Acompanhe a RP Recursos no Instagram. Teve seu problema resolvido? Deixe sua avaliação no Google.

10 visualizações0 comentário
bottom of page