top of page

Você conhece todas as luzes do seu carro? Descubra aqui👀

Atualizado: 9 de mai. de 2023

✅Você é um motorista experiente ou de primeira habilitação? Veja se você conhece todas as luzes do seu carro.


Com certeza você deve conhecer as Luzes de Ré, Luz de Freio, Alta e Baixa. Mas será que você conhece todas as luzes presentes no seu carro? Não se preocupe, vamos explicar tudo neste guia completo.👇🏻


Fonte da imagem: Google


Luz baixa

🚗🔦Utilizada à noite, em dias de chuva forte e em túneis, iluminando a via diante do veículo sem ofuscar outros condutores. É obrigatória durante o dia em rodovias de pista simples e para veículos de transporte coletivo, motocicletas, motonetas e ciclomotores.


Luz alta

🚗🔝Ilumina a via a uma grande distância do veículo e é usada à noite em estradas sem iluminação. É importante mudar para a luz baixa ao encontrar outros veículos em sentido contrário ou à frente.

Lanternas de posição

🚗💡Indicam a presença e largura do veículo e são usadas durante o dia, em chuva ou neblina. Também são recomendadas junto ao farol baixo ou de neblina. À noite, são usadas quando o carro está parado.


Farol de rodagem diurna

🚗🌞Ilumina a frente do veículo para torná-lo mais facilmente visível durante a rodagem diurna.

Luz de ré

🚗🔙Se acende automaticamente quando a marcha ré é engatada, iluminando a parte de trás do veículo e indicando aos demais usuários da via a manobra de marcha à ré.


Lanternas de freio

🚗🛑Indicam que o condutor está utilizando os freios e o pisca-pisca é o indicador de mudança de direção.

Lanterna de advertência (pisca-alerta)

🚗⚠️É a operação simultânea de todas as lanternas indicadoras de direção para mostrar que o veículo está imobilizado ou em situação de emergência, representando perigo especial aos demais usuários da via.


A luz de placa

🚗🔍Ilumina a placa traseira do veículo. E por fim, temos o

Farol de neblina

🚗🌫️Um facho de luz destinado a aumentar a iluminação da via em casos de neblina, chuva forte ou nuvens de pó. Não é obrigatório e seu uso inadequado pode acarretar multa.


E aí, conhecia todas essas luzes?

Lembre-se de usar as luzes corretamente para garantir a sua segurança e a dos outros motoristas. Além disso, evite multas e problemas com a lei. Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares para que todos possam ficar por dentro das regras de trânsito.


Referências:

Acompanhe a RP Recursos no Instagram.

Teve seu problema resolvido? Deixe sua avaliação no Google.

10 visualizações0 comentário
bottom of page